Trabalho de Conclusão de Curso - ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS

(Alvenaria Convencional x Light Steel Frame)

Tons da Arquitetura apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso Técnico de Edificações pela ETEC Getúlio Vargas, dos alunos Igor Ujiie e Ana Paula. Uma proposta comparativa de aplicação de sistemas construtivos em uma edificação de dois pavimentos.

Objetivo

 

O objetivo inicial desse trabalho é apresentar uma comparação entre sistemas construtivos Steel Frame e Alvenaria Convencional, com objetivo final de destacar as vantagens e desvantagens de cada um, evidenciando os melhores processos de cada sistema. Relevando também a viabilidade de cada sistema, e, por conseguinte, explicando porque não é muito utilizado em São Paulo.

 

Introdução

 

Tema
O tema desse trabalho é comparar o sistema construtivo em Alvenaria Convencional e o Light Steel Frame, considerando o projeto de uma edificação Residencial de médio padrão.

 

Delimitações do Tema
Elaborar um projeto de residência unifamiliar utilizando dois processos construtivos distintos analisando o uso dos sistemas -citados no tema- na cidade de São Paulo. Projeto realizado para o terreno localizado na Rua Cláudio Rossi, 456 – Chácara do Castelo, Vila Mariana, São Paulo - SP. A área tem 13mx30m de extensão com frente para duas ruas, sendo uma a sua de origem e a outra Rua Brás Lourenço; sendo assim, em uma esquina; e apresenta perfil topográfico ao nível da rua. Segue as especificações nas Figuras 1 e 2.

 

Justificativa
O tema consiste em uma residência unifamiliar padrão médio/alto, visando o comparativo Custo Benefício e Qualidade, dos sistemas analisados. Como diz Platão, “A necessidade é a Mãe da Inovação”, e sente-se uma necessidade imensa de procurar novos métodos na Construção civil, para que atenda à população, agredindo menos a natureza e trazendo a curto e longo prazo um custo menor – ou não - para uma edificação de maior qualidade.


“Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva os novos níveis. Este Processo nunca para. ” Jack Welch, ex-presidente da GE.


Analisa-se que na frase de Jack, há uma sede de inovações, trazendo para o grupo a busca por informações de novas tecnologias, com objetivo geral de verificar as vantagens e desvantagens comparando Custo benefício, qualidade e impactos ambientais, visando inovar cada vez mais o mercado de Construção Civil em São Paulo, Brasil. As características comuns de construções em São Paulo, baseiam-se justamente no sistema de alvenaria convencional, geralmente aplicado em edificações pequenas – Sobrados – e/ou Grandes – Prédios. Na região, as edificações pequenas são a maioria, e classificam-se por sobrados unifamiliares grandes, de classe média e/ou alta. A renda per capita da região é calculada atualmente em 1,87% - Porcentual da população com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo - e apresenta garantia Alta, ou seja, muito boa. (Prefeitura de SP, 2006)

 

Confira a monografia completa aqui.  

Confira os Slides da apresentação.  

Os Slides apresentados abaixo foram elaborados pelos alunos e foram usados na defesa do trabalho perante uma banca avaliadora.

1/31

Confira o Projeto 

O Projeto abaixo foi executado pelos alunos observando situações reais. 

É permitida cópia citando os autores.

tons da arquitetura Implantação
tons da arquitetura Implantação

Implantação do Projeto - proposta da edificação para aplicabilidade

tons da arquitetura Planta 1
tons da arquitetura Planta 1

Planta do Térreo e segundo pavimento feito no sistema construtivo convencional

tons da arquitetura  ESTRUTURA
tons da arquitetura ESTRUTURA

Detalhamento do Sistema construtivo convencional.

tons da arquitetura Implantação
tons da arquitetura Implantação

Implantação do Projeto - proposta da edificação para aplicabilidade

1/7

Dados do Projeto:

TCC apresentado em Novembro de 2015 

ETEC Getúlio Vargas

Alunos: Ana Paula Araújo Batista Gomes e Igor kazuhiko Ujiie

Orientador: Arq. Elton S. Guedes e Eng. Sandra Regina Palmieri