Trabalho de Conclusão de Curso -

Estúdio Musical com Auditório

Tons da Arquitetura apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso Técnico de Edificações pela ETEC de Guaianazes, dos alunos Ederson Rodrigues, Filipe Cavalcante, Vinicius Paulo, Vitor Hugo Vieira de Lima e Caio Daniel. Uma proposta inovadora e atual para um Estúdio Misical com Auditorio focando no projeto e emprego de materiais para resolver acústica.  

Objetivo

 

Elaboração do projeto de um estúdio musical com auditório, através de pesquisas em campo e conhecimentos adquiridos no curso de Edificações da ETEC Guaianases.

O projeto do estúdio tem o interesse de ampliar a infraestrutura musical do bairro e região proposto. Além de disseminar a cultura e conhecimento musical por meio do seu pequeno auditório que realizará eventos e palestras.

Apresentar os passos do projeto de construção de um estúdio musical; Reconhecer as características do método construtivo escolhido que atendem as necessidades do projeto; Determinar maneiras de isolamento e tratamento acústico que melhor se encaixam no objeto de estudo; Desenvolver programa de necessidades e projeto arquitetônico de estúdio musical de acordo com estudos de casos e normas específicas; Localizar terreno adequado para implantação da edificação.

 

Introdução

 

A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Na música estão contidos três elementos: as palavras, a harmonia e o ritmo. Daí a importância da boa e verdadeira música. (Amanda Ferreira, 2014)
Tendo em mente esta importância, e considerando as necessidades do mercado, o objetivo é desenvolver a construção de um estúdio musical particular que será projetado para o bairro do Tatuapé.

 

Justificativa

O grupo percebeu o grande crescimento no numero profissionais da música que segundo Leonardo Salazar 2011 “... em 2010 eram 1.091 profissionais brasileiros registrados na categoria de “cantor/músico independente” (CNAE 9001-9/02). Hoje são 4.222 músicos formalizados nessa categoria. Uma taxa de crescimento de 287% ao ano.” Na zona leste esse público não tem grandes alternativas para realizar ensaios, gravações e produções, visto que os estúdios de qualidade localizam-se em áreas muito distantes e os das proximidades não tem a qualidade desejada tanto em acústica quanto em equipamentos.
Tendo como foco suprir esta necessidade do mercado, o grupo desenvolveu o projeto de um estúdio que atuasse nas três áreas solicitas (ensaio, gravação e produção) resolvendo a dificuldade dos músicos de se deslocarem para regiões distantes para realizarem os mesmos serviços.

Confira a monografia completa Parte 1 - Parte 2  

Confira o Projeto 

O Projeto abaixo foi executado pelos alunos observando situações reais. 

É permitida cópia citando os autores.

Dados do Projeto:

TCC apresentado em Junho de 2015 

ETEC de Guaianazes

Alunos: Ederson Rodrigues, Filipe Cavalcante, Vinicius Paulo, Vitor Hugo Vieira de Lima e Caio Daniel

Orientador: Arq. Elton S. Guedes e Arq. Elisângela França Paiva

@2015 tons da arquitetura | Arquitetura, Urbanismo & Design

São Paulo, Brazil  - tonsdaarquitetura@gmail.com - Telefone

As fotos e autores dos projetos são mencionados em cada conteúdo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest - círculo cinza

Conteúdo desse site é produção intelectual e pode ser livremente divulgado citando a fonte

Todos os direitos reservados

tons_da_arquitetura_orientação_tcc_estudio_musical_2